Sobre

Como surgiu?

O COmVIDas surge numa altura em que todos desconhecemos a duração, as consequências e como podemos ajudar para minimizar os danos do novo Covid-19. Surge também porque sentimos que vai existir em Portugal um número cada vez maior de instituições de apoio ao idoso a precisar da ajuda de voluntários, uma vez que os profissionais de saúde são precisos nos hospitais e que os recursos nos lares se vão tornando cada vez mais escassos. Ainda assim, o COmVIDas surge com a consciência de que toda a ajuda tem que ser cautelosa e que todos os passos que damos têm que ser prudentes. 

 

Quais são os objectivos?

O COmVIDas tem como principal objetivo fazer a ponte entre quem quer e pode ajudar, com quem precisa de ajuda, pelo que concentra os seus esforços em: 

  • Sinalizar as instituições de apoio ao idoso com necessidades e conhecer melhor as suas realidades de forma a poder orientar a ajuda a nível de faltas de recursos humanos ou de material de proteção. 

  • Criar uma rede de voluntários com o intuito de enviar para o terreno pessoas com capacidade de prestar cuidados e tarefas de forma segura e responsável, de acordo com as maiores necessidades de cada instituição, com vista a promover o maior conforto e qualidade de vida possível aos idosos, tentando garantir desta forma a dignidade dos mesmos.  

  • Canalizar outras formas de ajudar que não passem pelo voluntariado no terreno, para o apoio às instituições mais necessitadas.